Um brinde especial ao dia mundial da Malbec!

Tempo de leitura: 2 minutos

Porque amamos tanto essa uva, resolvemos fazer uma homenagem especial ao seu dia!

A uva Malbec é originária de Cahors, uma cidade e Denominação de Origem (DOC) no sudoeste da França, onde a legislação exige que seu vinho tenha pelo menos em 70% de sua composição a Malbec, além da Tannat e da Merlot. Também é encontrada em Bordeaux onde faz parte do famoso corte bordalês (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Petit Verdot) além de diversas regiões francesas.

Foi trazida para Mendoza, na Argentina, no século XIX, onde encontrou condições muito favoráveis a seu cultivo. Passou certamente por altos e baixos ao longo da história, mas desde então se tornou a uva emblemática desse país, auxiliando no aumento do consumo de vinhos do novo mundo.

A Malbec é conhecida por diferentes nomes, como Côt, Auxerrois, Pressac entre outras, dependendo da região onde está plantada. Suas características também variam bastante dependendo do solo, tendendo a apresentar mais taninos na Europa e mais açúcar e frutas aqui na América do Sul.

De modo geral, a uva produz um vinho de tonalidade bem escura, alcoólico e encorpado. Seus aromas lembram ameixas, cerejas, muitas vezes chocolate e um leve apimentado. Os vinhos apresentam excelente acidez e podem ser formulados para servir jovens ou envelhecidos, já que a uva se porta muito bem após estágio em barricas de carvalho.

A uva também é utilizada na fabricação de espumantes (raro), vinhos rosés e fortificados. Por ser versátil e elegante, a Malbec contribui muito positivamente na formulação de blends (vinhos feitos com diversas uvas).

Na Argentina, os melhores vinhos são produzidos em atitudes mais altas, como Lujan de Cuyo e Valle do Uco. Isso por conta da grande amplitude térmica e exposição ao sol que aumenta a acidez e concentração de aromas do vinho.

Para a alimentação, harmoniza com carnes vermelhas (uma parrilla argentina, porque não?), cordeiro ou massas. Não vai muito bem com peixes ou saladas, que ficam melhores com vinhos brancos.

Consulte-nos para conhecer nossa seleção de Malbecs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + nove =