Como segurar a taça de vinho? Aprenda nesse guia completo

Tempo de leitura: 7 minutos

Muitos podem pensar que é frescura, mas aprender como segurar a taça de vinho é extremamente importante, tanto quanto a escolha do tipo de vinho que deseja beber. Cada tipo possui um tipo de taça de vinho e você vai conhecer cada uma delas agora!

A escolha incorreta da taça pode interferir na experiência da degustação, alterando características do vinho.

Além disso, ao aprender como segurar a taça de vinho você não correrá o risco de cometer uma gafe em alguma ocasião especial que irá pedir certa elegância.

Vamos aprender como aproveitar o vinho da melhor forma possível? Continue lendo o artigo e aprenda não só como segurar a taça de vinho, mas os tipos de taças e até mesmo como segurar a garrafa.

Qual a importância de uma boa taça de vinho?

A escolha da taça de vinho vai além da questão estética. A principal função da taça é permitir que a bebida entre em contato de forma correta com a nossa boca, atingindo diversas áreas de forma diferente, seja aguçando ou diminuindo os sabores.

Além dessa função, a taça correta permite maior e melhor aproveitamento da bebida e seus aromas. Até mesmo a temperatura é afetada se a taça escolhida for a incorreta.

Outros detalhes também merecem sua atenção, como o material da taça. Uma boa taça de vinho geralmente é feita de cristal transparente e com as hastes longas, para que a mão não entre em contato no local onde se concentra a bebida e altere sua temperatura.

Aliás, o tamanho do taça diz sobre muito sobre si. Como? É pelo tamanho que você saberá quanta bebida colocar. Se são menores, mais rápido deve ser o consumo da bebida.

Já as maiores são ideais para vinhos que precisam do contato com o oxigênio para serem degustados.

Leia também: Frutas negras em vinhos – Saiba mais sobre essa combinação

Como segurar a taça de vinho?
A escolha da taça de vinho vai além da questão estética

Conheça os 7 tipos de taças de vinhos

Agora que já aprendemos sobre a importância de uma boa taça de vinho, vamos conhecer os 7 tipos e qual vinho é ideal para cada uma. Confira:

1. Taça de vinho rosé

Já falamos sobre como os vinhos rosé são fabricados. Como devem ser servidos refrigerados, as taças indicadas para apreciar esse vinho são as taças pequenas com bojo grande. 

Porém, é pouco comum encontrar taças específicas para vinhos rosés em jogos de copos, por isso, também pode ser consumido em taças de vinho branco, que vamos conhecer abaixo.

2. Taça de vinho branco

Quem é fã de vinho branco sabe que a melhor forma de servi-lo é em uma temperatura mais gelada. Por isso, a escolha da taça correta se faz ainda mais essencial.

A taça para vinho branco possui um bojo menor e a haste mais baixa, permitindo que o preenchimento seja pequeno e consumo feito de forma rápida.

3. Taça Bordeaux

A taça Bordeaux é ideal para vinhos mais encorpados e tânicos, como os Cabernet Sauvignon. Outros tipos de vinhos que combinam com essa taça são Merlot, Syrah e Tannat.

É uma taça com bojo grande e a boca mais fechada, o que ajuda a segurar o aroma do vinho. Além disso, essas características reforçam o sabor do vinho e facilita o direcionamento da bebida para a ponta da língua.

Aproveite e adquira agora o kit exclusivo com duas taças Bordeaux!

Como segurar a taça de vinho bordeaux
A taça Bordeaux é ideal para vinhos mais encorpados e tânicos

4. Taça Borgonha

A taça Borgonha é provavelmente uma das mais conhecidas, com o bojo grande, que lembra um balão e a haste maior, facilitando o contato da bebida com o centro da língua.

Seu design favorece o contato do ar com o vinho, por isso, é indicado para vinhos com aromas marcantes, como Pinot Noir, Rioja (região da Espanha famosa por seus vinhos de Garnacha) e Nebbiolo.

Leia também: Vinho seco e suave – Quais as diferenças e qual o melhor?

5. Taça ISO

Também é um modelo bastante conhecido, e se adequa a todos os tipos de vinho. A taça ISO é muito utilizada em eventos de degustação e em restaurantes para garantir que a taça não influencie a prova.

Ou seja, o foco é no produto e não a forma que ele entra na boca. Lembrando que, dependendo de onde o líquido bate, a sensação é diferente!

A sua haste é menor, porém o bojo é grande e a boca mais fechada.

Como segurar a taça de vinho iso
A taça ISO é muito utilizada em eventos de degustação

6. Taça de vinhos doces

As taças de vinhos doces possuem um bojo menor, já que o consumo de vinhos doces costuma ser feito em pequenas quantidades e não se beneficia da aeração.

Mas seu design favorece e muito a degustação desse tipo de vinho. Ele leva diretamente para a ponta da língua, que onde aproveitamos os paladares doces.

7. Taça de espumantes / champagne

A taça de espumantes também é conhecida como Flûte (flauta em francês), pois o seu formato lembra o instrumento musical.

O seu formato foi feito para formar as bolhas do espumento, colaborando com seu sabor e aroma, levando a bebida até a parte final da língua. 

Além disso, o volume dessa taça é pequena e não prejudica a temperatura da bebida.

Aproveite e adquira um jogo com duas taças de Champagne!

Como segurar a taça de vinho e espumantes
A taça de espumantes também é conhecida como Flûte

Afinal, como segurar a taça de vinho corretamente?

Agora, é hora de aprender como segurar a taça de vinho. A mesma regra vale para praticamente todos os tipos de taças. O recomendado é segurar pela haste e por vários motivos.

Primeiro, evita que a temperatura do vinho se altere com o contato da mão, deixando na temperatura de consumo ideal por muito mais tempo. Além disso, evita que a taça fique cheia de marcas de dedos, deixando-a feia.

Por fim, ao segurar a taça pelo bojo na hora do brinde pode fazer força demais e quebrá-la. 

Por isso, não arrisque e faça da forma correta pegando pela haste ou até mesmo pela base da taça.

Como segurar a taça de vinho?
O recomendado é segurar a taça pela haste

E a garrafa do vinho, como segurá-la corretamente?

Além de aprender como segurar a taça de vinho, também é importante aprender como segurar a garrafa.

O modo correto é segurá-la pelo meio, envolvendo-a com toda sua mão.

Ao pegar a garrafa do vinho pelas extremidades (pelo gargalo ou pela parte de baixo), ela pode escorregar. E nem precisa falar do tamanho da bagunça que uma garrafa de vinho quebrada faz.

Agora, é só servir na taça certa e na quantidade adequada e pronto, seu vinho está pronto para ser apreciado!

Conclusão

Para quem busca apreciar mais vinhos, aprender como segurar a taça de vinho e os tipos de taças é um grande passo e um ótimo motivo para apreciar mais vinhos e sabores.

Além disso, é uma ótima forma de surpreender alguém e mostrar seu conhecimento, oferecendo uma experiência completa para quem está degustando o vinho.

Agora que você já sabe as taças corretas e a forma de segurá-la, não deixe de conferir nossas dicas de harmonização de vinhos para todas as ocasiões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =