Châteauneuf du Pape

Tempo de leitura: 1 minuto

Tive a imensa alegria de visitar agora em janeiro, junto a duas queridas amigas, a região de Châteauneuf du Pape na região do Rhône, sudeste da França.

Situada poucos quilômetros acima de Avignon, a mini-cidade de pedra de 2.000 habitantes surgiu como residência de verão dos papas no século XIV, é rodeada por videiras, possui lindíssimas vistas e, claro, maravilhosos vinhos.

Sua AOC, de 1936, permite 13 diferentes uvas, sendo as principais a Grenache, a Mourvèdre e a Syrah (as outras são Cinsault, Counoise, Vaccarèse, Terret Noir, Muscardin, Bourbolenc, Clairette, Roussanne, Picardan e Picpoul)

Os vinhos têm como principais características um bom corpo, maciez, taninos equilibrados, aromas de cerejas, morangos e pimenta do reino, passando todos um tempo em barricas de carvalho. Podem ser apreciados jovens mas possuem potencial de guarda de até 12 anos, evoluindo para aromas sedosos com o tempo.

95% da apelação envolve vinhos tintos, e os 5% remanescentes vinhos brancos, totalizando cerca de 14 milhões de garrafas produzidas cada ano.

Parte das vinícolas produz o vinho na própria cidade, abre suas portas a visita e oferece degustação gratuita. Algumas que visitamos seguem abaixo:

A Domaine de Beaurenard, que permite um pequeno circuito pela sua adega e possui um lindíssimo estoque de garrafas de todas as safras produzidas, de todos os tamanhos, assim como modelos das 13 uvas da apelação. Caso tenha interesse, visite nossa adega.

Bem ao lado fica o museu do vinho, de propriedade da Brotte. Muito interessante e didático. Essa família concorreu – e ganhou – em 1952, uma competição para desenhar uma garrafa que representasse o vento mistral, típico da região, e produzir um vinho símbolo desse evento. Tal vinho é fabricado até hoje e tivemos a chance de prová-lo. Muito equilibrado, taninos macios, representa muito bem a região. A família tem o desafio de produzir um vinho semelhante todos os anos, portanto a garrafa não possui safra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =