6 receitas de bacalhau incríveis para a Páscoa

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma época do ano tão maravilhosa como a Páscoa merece ser comemorada em grande estilo com aqueles que amamos. Você já escolheu as receitas de bacalhau desse ano?

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas receitas de bacalhau deliciosas que farão sucesso no seu almoço de Páscoa, e o melhor… Já com a harmonização perfeita para ela!

Antes de mais nada, algumas dicas iniciais…

1 – Para dessalgar o bacalhau, lave-o antes em água corrente e deixe de molho, na água gelada, trocando 3 vezes pelo menos essa água.

2 – As postas congeladas não são salgadas, porém contém espinhas e pele em sua maioria. Vale confirmar na embalagem.

3 – O bacalhau salgado que vem nas bandejinhas já desfiado ou em pedaços pequenos não contém espinhas (mas vale a pena dar uma olhadinha).

4 – Depois de tirar o sal, você pode aferventar o bacalhau com um pouco de leite. Isso deixará o peixe mais macio.

5 – O bacalhau deve sempre ser servido bem quente, exceto no caso de ser servido na salada. Neste caso, deve estar bem geladinho.

6 – Uma posta, ou 250 gramas, serve uma pessoa. Calcule a quantidade a comprar com essa conta.

7 – O arroz branco é um excelente acompanhamento para qualquer um dos pratos abaixo. Clássico!

Abaixo você encontrará algumas receitas de bacalhau para te inspirar nessa Páscoa. Escolha a que mais te agrada e mãos a obra. 

BACALHAU GOMES DE SÁ

Ingrediente:

4 postas de bacalhau

3 batatas

2 cebolas

2 ovos

Azeitonas pretas

Bastante azeite

Modo de Preparo:

Usando o bacalhau já dessalgado, coloque em uma travessa uma camada de batatas descascadas e cortadas em fatias, uma camada com os filés de bacalhau e, por cima, jogue bastante azeite e acrescente as azeitonas pretas. Tempere com um pouco de pimenta do reino, mas não recomendamos adicionar sal nenhum. Leve ao forno. Descasque a cebola, corte em fatias e refogue com azeite. Retire o bacalhau quando estiver dourado e jogue a cebola por cima. Decore com os ovos cozidos cortados em fatias ou quartos e sirva a seguir.

BACALHAU COM NATAS

Ingredientes:

4 postas de bacalhau

2 cebolas

Azeite (cerca de 4 colheres de sopa)

Azeitonas pretas sem caroço

500 ml de creme de leite fresco

3 batatas grandes

1/4 xícara de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo:

Refogue as cebolas picadas no azeite até dourar. Com o bacalhau dessalgado, quebre as postas em lascas grandes e leve a panela com as azeitonas e o creme de leite. Deixe apurar por alguns minutos. Tempere com um pouco de pimenta do reino. Cozinhe as batatas, corte-as em rodelas e regue com um pouco de azeite. Coloque o bacalhau em uma travessa refratária e cubra-o com as rodelas de batatas e o parmesão para gratinar. Leve ao forno e só retire quando estiver com a casquinha gratinada.

BACALHAU NUNCA CHEGA

Ingredientes:

500g de bacalhau dessalgado

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 pedaço de presunto de parma ou bacon picado

1 ovo

azeitonas pretas

Azeite

Batata palha

Modo de preparo:

Em uma panela, frite a cebola, coloque o alho e espere dourar; coloque o presunto de parma ou bacon e frite por 1 minuto, acrescente as azeitonas e o bacalhau. Coloque o ovo inteiro e mexa até que cozinhe. Adicione a batata palha e sirva em seguida.

BACALHAU ESPIRITUAL

Ingredientes:

750g de bacalhau dessalgado e desfiado

1l de leite

6 gemas

250g de creme de leite fresco

2 dentes de alho socados

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 cenoura média ralada

1 cebola grande ralada

200g de manteiga

100g de margarina

2 colheres (sopa) de azeite

1 xícara de biscoito cream cracker esfarelados

1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma panela, doure 100g de manteiga com a farinha de trigo, mexendo bem com uma colher de pau até dourar. Acrescente 700ml do leite e continue a mexer sem parar, em fogo brando, até obter um creme espesso e cozido, sem caroços. Para isso, opte por mexer usando um fouet ou batedor de arame. Desligue o fogo assim que ferver e reserve. Misture 6 gemas no leite que sobrou, passe numa peneira e junte ao creme cozido. Acrescente o creme de leite e o queijo parmesão ralado, corrija o sal, se necessário, e retire do fogo quando começar a ferver. Em uma outra panela, refogue a cebola e o alho em 100g de manteiga. Retire o excesso de água da cenoura ralada para, em seguida, misturar ao refogado. Junte o azeite e o bacalhau, e misture bem. Coloque o creme na mesma panela e incorpore ao bacalhau refogado. Por fim, disponha um pouco de azeite em um refratário, coloque o bacalhau cremoso e salpique queijo parmesão, os crocantes de biscoito cream cracker e pedaços de manteiga. Deixe no forno por 20 minutos a 250 graus.

SALADA DE BACALHAU

Ingredientes:

300g de bacalhau dessalgado

200g de grão-de-bico cozido e escorrido

2 colheres (sopa) de cebola picada

1 tomate sem sementes cortado em cubinhos

1 colher (sopa) de salsinha picada

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de suco de limão

10 azeitonas pretas picadas

Pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:

Desfaça o bacalhau em lascas. Misture o grão-de-bico e junte a cebola, o tomate, a salsinha e a azeitona. Tempere com pimenta do reino, azeite e limão. Ajuste o sal e leve à geladeira até o momento de servir.

BOLINHO DE BACALHAU

Ingredientes:

500g de bacalhau

300g de batata cozida

1 cebola ralada

2 colheres de sopa de azeite

1 ovo batido

1/2 xícara de cebolinha e salsinha picada

farinha de trigo apenas para dar liga, se necessário

óleo para fritar (desnecessário se você tiver uma AirFryer)

Modo de preparo:

Amasse as batatas em uma travessa. Junte o bacalhau desfiado e dessalgado e os demais ingredientes. A massa deverá ficar um pouco mole mas caso deseje mais consistente, acrescente um pouco de farinha de trigo. Faça os bolinhos com a ajuda de uma colher e frite no óleo bem quente ou na fritadeira.

Mas e a harmonização de vinhos?

Para facilitar a sua vida separamos dois vinhos que harmonizam perfeitamente com qualquer uma das receitas de bacalhau. Confira abaixo:

PAULO LAUREANO PREMIUM VINHAS VELHAS BRANCO. Aromas florais e de alguma complexidade de ervas secas, aroma distinto, fino com ligeira percepção de fruta tropical e notas minerais. Na boca sente-se um néctar limpo, fresco. Balanço, estrutura e prazer estão em perfeita integração neste vinho branco.
TAPADA DO FIDALGO RESERVA. Vinho Tapada do Fidalgo Reserva na boca apresenta taninos muito macios e maduros, boa concentração. Muito persistente e elegante. Boa intensidade aromática, com notas de fruta do bosque fresca associadas a ligeiras notas florais e especiarias.

 

Encontrou a receita de bacalhau perfeita para a sua Páscoa?

Confira esses e outros vinhos para harmonizar com suas receitas de bacalhau em nossa loja virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 7 =