Vinhos refrescantes para os dias mais quentes

Tempo de leitura: 3 minutos

Servidos gelados, os chamados “vinhos de verão” ajudam a suportar o calor de uma forma bem gostosa. Destaque especial para os espumantes ice que até permitem algumas pedrinhas de gelo na taça para deixar a bebida melhor ainda.

Famosa no mundo inteiro como uma bebida para tempos frios, engana-se que acha que vinho não combina com verão, praia, sol e piscina. Na hora de consumir vinhos, liberdade é a palavra-chave.

Segundo experts no assunto, você pode sim levar seu par de taças para qualquer lugar e desfrutar essa maravilhosa bebida ao ar livre por exemplo, e saiba que existem alguns rótulos perfeitos para isso.

Mas antes de sair correndo para escolher uma garrafa de espumante, vinho branco ou vinho rosé, nossa Sommelière Ana Farah preparou algumas dicas para te ajudar a escolher o vinho perfeito.

1 – compre vinhos jovens

Vinhos com até 2 anos de vida tendem a ser mais refrescantes e menos encorpados, com aromas de frutas frescas e boa acidez.

2 – Abuse dos rosés

A região mais famosa para vinhos rosés é a Provence, no sul da França, um dos lugares mais charmosos do mundo. Mas a Argentina tem produzido rosés excelentes e a preços bem mais acessíveis.

3 – Até alguns tintos leves podem ser refrescantes

Caso prefira os vinhos tintos, opte por vinhos de pinot noir ou gamay beaujolais, que podem ser servidos de 10 a 14°C e não esquentam o corpo como os vinhos mais alcoólicos ou encorpados.

Para este ano (2017) existe uma expectativa de aumento na produção de espumantes de 40% com relação ao ano passado (2016) e um aumento no consumo de cerca de 15%. Isso se deve tanto a tradição do vinho e do espumante nas festas de fim de ano do brasileiro quanto ao gosto por essa maravilhosa bebida refrescante e ao status que a mesma traz para seu consumidor.

Gelo no espumante, entrando como tendência

Gelo no espumante

 

O calor excessivo do verão brasileiro pede sempre uma bebida gelada e de preferência com gelo. Segundo especialistas, recomenda-se que espumantes e vinhos brancos sejam servidos entre 7° e 10°C.

Mas dá para servir mais gelado que isso?  Segundo Jacques Tranier, presidente da Vinovalie, dá sim. Dá para servir com gelo!

Espumantes e Rosés como estes foram desenvolvidos para ampliar o leque de bebidas para o verão e acabaram chegando com tudo no Brasil, mas não demoraram muito para perder o status de “modinha” e estabelecer-se nas prateleiras das cidades mais quentes de todo o mundo.

Servidos em taças bojudas e de boca larga, essas bebidas adocicadas e aromáticas podem ser servidas com duas pedras de gelo tranquilamente, sem se preocupar com a diluição da bebida.

Conheça abaixo alguns dos principais rótulos para você desfrutar o verão e as festas de fim de ano.

rosé piscineJP Chenet Ice Branco J.P. CHENET ICE EDITION ROSÉFoto: Rosé PiscineJP Chenet Ice BrancoJP Chenet Ice Rosé respectivamente.

Esses vinhos possuem um dulçor residual e boa quantidade de bolhas, ou perlage, com estrutura cremosa que é valorizada pela adição de gelo no copo. Nem precisa usar aquelas taças altas de champagne, uma taça de vinho de bojo largo ou um copo de drink já fazem bonito!

Gostou das dicas?
Deixe seus comentários sobre esse post!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =