Como escolher um bom vinho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Requintado e muito apreciado há vários séculos, o vinho está presente em restaurantes, bares, adegas e celebrações no mundo todo. Tinto, branco, rosé, espumante, doce, seco, fortificado… Com tantas variações e possibilidades na hora de organizar um jantar, uma festa ou mesmo acompanhar uma bela refeição, muitas pessoas se perguntam como escolher o vinho certo para cada ocasião.

Confira, a seguir, algumas dicas para auxiliá-lo na hora de se decidir e encontrar o vinho ideal para cada momento.

Ocasião e harmonização

Levar em conta a refeição ou ocasião em que os vinhos serão servidos pode ser a melhor maneira de guiar a sua escolha. O mesmo vale para a harmonização, que oferece algumas regrinhas e sugestões valiosas para entender como escolher um bom vinho de acordo com o prato servido.

A harmonização se baseia no “peso dos sabores”, combinando vinhos mais encorpados com comidas mais fortes e vinhos mais suaves com pratos igualmente leves. Contudo, é válido ressaltar que sempre é possível inovar e experimentar novas combinações. Afinal, um bom vinho deve ser apreciado, e não apenas bebido.

O momento também pode nos guiar em nossas escolhas. Um happy hour ou coquetel, por exemplo, pede vinhos mais ácidos para abrir o apetite, como o vinho rosé, branco seco ou espumante. Refeições que incluem massas com molhos fortes ou churrascos pedem um tinto encorpado, enquanto sobremesas vão bem com vinhos mais doces.

Degustação

Outra maneira de aprender como escolher um bom vinho é pesquisando, lendo matérias em sites, revistas e livros de especialistas. Quanto mais você se informar e conhecer sobre os tipos e as uvas utilizadas, mais fácil será fazer a sua escolha.

Porém, quando se trata de vinhos, não há melhor forma de conhecê-los e aprender sobre eles do que a degustação, ou “litragem” como chamado pelos profissionais. Participar de cursos de degustação ou mesmo organizar reuniões com amigos para degustar diferentes tipos de vinhos e trocar opiniões (confrarias) são ótimas maneiras de conhecer mais sobre o mundo dessas bebidas sofisticadas e saborosas.

Conforme for degustando, o seu paladar ficará mais refinado e você logo descobrirá quais os tipos de vinhos que mais lhe agradam, facilitando suas escolhas.

Nas lojas

Ao sair para comprar vinhos e outras bebidas, dê preferência às casas especializadas, nas quais, além de grande variedade, haverá maiores chances de encontrar um bom vinho. Nos catálogos é possível descobrir a origem e as características das bebidas, e os vendedores são profissionais que entendem sobre o assunto, podendo ajudá-lo a se decidir na compra das suas primeiras garrafas ou mesmo na procura de um vinho para uma ocasião especial.

Outro fator importante que confirma a escolha por lojas especializadas é a armazenagem e manuseio das garrafas. Trepidação de carrinhos, muita iluminação, variações de calor e pessoas virando a garrafa para ler o rótulo podem afetar a qualidade da bebida.

Na internet

O e-commerce faz parte do cotidiano dos brasileiros há um certo tempo e a disponibilidade da tecnologia em todos os lugares tornou todo tipo de informação acessível. Toda grande loja atualmente possui sua divisão online e não é diferente quando se trata de vinhos.

Praticamente todo rótulo possui uma resenha na internet, incluindo características como safra, uva, região e até análises e pontuações de críticos e consumidores. É como um grande catálogo digital, no qual é possível encontrar tudo o que se procura com apenas alguns cliques. Um verdadeiro paraíso quando se trata de como escolher o vinho certo. Faça da tecnologia a sua aliada.

Nos restaurantes

Ao sair para jantar em um restaurante, é possível ficar em dúvida entre tantas opções de vinhos para acompanhar a refeição. Nesse ambiente, a melhor pessoa para indicar como escolher o vinho é o sommelier, então não hesite em solicitar uma orientação.

Esse profissional, além de conhecer as opções disponíveis na carta, também possui conhecimento sobre as melhores combinações com os pratos da casa. Seja claro quanto ao tipo de vinho que mais lhe agrada para que ele possa oferecer sugestões sobre como escolher um bom vinho de acordo com as suas preferências.

Importante, não tenha vergonha de dizer quanto gostaria de investir no vinho. Isso pode evitar surpresas desagradáveis quando chegar a conta.

No final das contas, abuse dos profissionais que estão aí para facilitar suas escolhas. Temos no site bonvivin.com.br atendimento personalizado via chat no momento que precisar de qualquer informação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *